Laboratório

Com certeza saber a teoria, pesquisar em livros ou sites e estudar muito, é importante para entender os conteúdos escolares, mas quando partimos para o experimento, ou seja a prática, vendo como as coisas funcionam, aí sim a aprendizagem se torna prazerosa e significativa, transformando o que antes era apenas mais um conteúdo, em informação útil para a vida.

Seguindo esse raciocínio, o Colégio Ícone desenvolveu o LInC – Laboratório de Iniciação Científica para Crianças. Um lugar projetado, de acordo com a normas de biosegurança, com o objetivo de  dar vida ao cientista que existe dentro de cada criança, afinal o que é ser criança senão perguntar: por que o céu é azul? Como as lâmpadas acedem? De onde vem a água que cai do céu? Por que as nuvens andam? E tantas outras perguntas!

Para os alunos fica a tarefa mais gostosa e desafiadora: desenvolver projetos inovadores a partir de conteúdos já estudados em sala de aula e/ou curiosidades. É necessário ser criativo e ter espírito de cientista, pois mesmo para experimentos simples, seguimos os passos de um cientista, ou seja: observamos, formulamos hipóteses e criamos o experimento em si, para verificar a veracidade das hipóteses.

Dessa forma, percebemos  que o laboratório foi se transformando em um dos lugares preferidos dos alunos dentro da escola. Os pais começaram a relatar que os filhos chegavam em casa dando verdadeiras aulas de conteúdos que, as vezes eles só haviam estudado  no ensino médio e outros  até em cursos superiores, inclusive em medicina. E isso só nos faz acreditar, que a  missão estabelecida pela escola, de formar cidadãos críticos, conscientes e agentes da história, está sendo cumprida dia após dia.